top of page

Gabriela Vieira:

Natural do Rio de Janeiro, mais precisamente Araras, um vale na serra de Petrópolis. Geminiana. Botafoguense com muito orgulho, lançada no mundo com 17 anos, quando comecei minha carreira como modelo. Desde então cigana, curiosa por natureza, apaixonada por viagens, culturas diversas, línguas, culinária e até um pouco de moda...

Morei 5 anos em Milão, 2 em Paris e nos ultimos quase 6 anos, em Nova York. Atualmente de volta a minha origem e cidade do coração, Rio de Janeiro (mas sabe se lá até quando...)

 

  • Writer's pictureGabriela Vieira

Um Dimanche em Paris


E finalmente, depois de 1 semana de chuva e frio, a primavera resolveu dar as caras e nos presenteou com um LINDO domingo de sol que, claro, veio recheado de dicas e fotos!! ;-)


Place de la Bastille (Nosso ponto de partida)

Domingo em Paris é também um convite a praticar esporte, andar de vélib (assunto para o próximo post), correr e patinar, já que a cidade é muito bem organizada com pistas e circuitos para ciclistas. Além disso, a pista rápida de carros que beira o Sena (Voie Georges Pompidou) fica com o trânsito fechado das 10hrs da manhã até as 17hrs. Um ótimo passeio pra aproveitar e conhecer as pontes da cidade também de um outro ângulo.



(Sim, essa é Gabi se aventurando nos patins e o Panthéon lá ao fundo - Pont Louis Philippe)

Quase em Hôtel de Ville, atravessamos a Ponte Louis Philippe, passando pela Ile St louis e a Ile de la Cité (as duas mais famosas ilhas do Rio Sena), caindo na Ponte de L'Archevêche, que hoje, tal como a Ponte Milvio em Roma, virou reduto dos cadeados de casais apaixonados e juras de amor eterno. Vale a pena conferir (e colocar o seu se for o seu caso)!!!



Além dos cadeados, essa ponte tem uma das vistas mais famosas e retratadas de Paris, por turistas e artistas.


Atravessando a ponte estamos em Rive Gauche, o lado esquerdo do Sena. Andando em direção a St Michel, pela Quai de Montebello encontram-se varias "barraquinhas fixas" de artistas que vendem seus trabalhos ou gravuras, pinturas, fotos históricas, livros usados e também souvenirs. São chamados de bouquinistes.


Garimpar por essas barracas é outro "Must See" da cidade.



Famosa Livraria Shakespeare na Quai de Montebello:

Chegando em St Michel é hora de recarregar as energias, as opções de comida e lanche aqui são infinitas e muito cosmopolitas!! Reduto de restaurantes étnicos, o quarteirão das ruas de La Huchette, Rue de la Harpe e Rue Saint Severin oferece uma variedade incrível e boa de restaurantes gregos, Kebab, Couscous Marroquino e Falafel.



Kebab - típica comida grega, turca e árabe, consiste num churrasco de carne de cordeiro fatiadas servidas no pão pita (pão árabe)


Esse restaurante de Couscous marroquino esta como um dos tops da cidade e na minha lista!!!

E o escolhido da vez (e de todas hehehe, porque é bom demais) foi o Falafel do Maoz:



Um dos melhores da cidade (pra mim e amigos, o melhor!!)


Falafel é também uma especialidade árabe, consiste num bolinho de grão de bico e vegetais servido no pão pita com Hummus. Dai vc adiciona o que quiser, tomates, cebolas, azeitonas, repolho no vinagre, cenouras.... Huuuummmm.....

SMXLL

​Se ainda couber alguma coisa, como sobremesa, indico o Amorino:

Excelente cadeia de Gelaterias italianas (sorveteria) além dos clássicos sabores de sorvete (não deixe de experimentar Nocciola (avelã) e Pistachio (pistache)) oferece cafés, gaufres (waffle) e crepes.

Na praça de St Michel vale a pena conferir a Livraria Gibert Jaune. Uma das mais antigas e maiores da cidade (dividida em 8 ao longo da praça), tem uma quantidade imensa de livros novos misturados a usados (tem uma parte pra quem quiser vender os seus), tanto de romances, como livros escolares, universitários (presente estrategicamente pra atender os estudantes do Quartier Latin), guias de viagens, livros em várias linguas, não só em francês e coleções interativas para aprender línguas (foi lá que comprei meu dicionário Português-Francês e achei a maioria dos livros daonde são tirados os exercícios do meu curso!!)



A Place St Michel, que tem uma fonte bem bonita e na maioria das vezes artistas se apresentando.

Bom, e assim, eu concluo por hoje....Bjos e boa semana!!!

* Mapa do percurso:


  • Instagram
  • YouTube
bottom of page