top of page

Gabriela Vieira:

Natural do Rio de Janeiro, mais precisamente Araras, um vale na serra de Petrópolis. Geminiana. Botafoguense com muito orgulho, lançada no mundo com 17 anos, quando comecei minha carreira como modelo. Desde então cigana, curiosa por natureza, apaixonada por viagens, culturas diversas, línguas, culinária e até um pouco de moda...

Morei 5 anos em Milão, 2 em Paris e nos ultimos quase 6 anos, em Nova York. Atualmente de volta a minha origem e cidade do coração, Rio de Janeiro (mas sabe se lá até quando...)

 

  • Writer's pictureGabriela Vieira

California Road Trip - Sequoia National Park


Mais uma vez fomos para California no Thanksgiving - dia de Ação de Graças - e resolvemos fazer uma "pequena" viagem de carro pelo estado que é bem diverso e tem um pouco de tudo para oferecer.

Quando digo tudo, é tudo mesmo, quem imagina que no estado ensolarado dos Estados Unidos há uma cadeia montanhosa gigante, onde neva tanto que foi até preciso colocar correntes nas rodas do carro?


Mas a neve não foi o motivo desse lugar estar no nosso roteiro e sim a Floresta gigante que lá está, lar das Sequoias, simplesmente as maiores árvores em volume do planeta!!! Essas gigantes que chegam a altura de um prédio de 30 andares são o maior organismo vivo conhecido e por já não existirem tantos exemplares são consideradas um fóssil vivo.


A viagem dura em média 3 horas e meia de Los Angeles a Three Rivers, pequena cidade há alguns km de uma das entradas do Parque e último ponto para compras, seja para ítens de acampamento ou lanches ou das correntes obrigatórias para circulação no parque durante o inverno.

O custo de entrada no parque é de 20 dólares por automóvel.


Conforme vamos subindo as curvas da interminável serra, a paisagem vai mudando totalmente, até que chegamos num cenário digno de natal numa montanha suíça!


Paramos o carro no estacionamento do Museu e de lá começamos a Trilha em direção a Moro Rock, um monolítico de granito que fica no topo da montanha, bem visível ainda lá debaixo:

Nos 40 minutos de percurso até a pedra, nos deparamos com as imensas sequoias. Cresci brincando na base das árvores do jardim botânico do Rio e sempre achei que não existiria nada maior no mundo. Ledo engano! O que impressiona é que as sequoias são grossas até muito lá em cima, não parecem afinar.




Querida, encolhi as crianças!

Não é a toa que o nome dela é floresta dos gigantes, nos sentimos anões embaixo ou ao lado delas!! Uma marcante caraterística dessas arvores é o fato de serem bastante resistentes ao fogo, quando a tocamos, apesar de imaginar que sejam de um tronco duro e maciço, são, na verdade, bem macias, quase esponjosas, mas mesmo assim vemos cicatrizes em algumas delas.



Chegando a pedra, era hora de encarar os 400 degraus até o topo, tarefa nada fácil com as escadas escorregadias cobertas de gelo. Vale frisar que SÓ o fizemos porque tínhamos as botas apropriadas e o tempo todo nos agarramos apoiamos no corrimão.



No topo, a vista estonteante - literalmente e especialmente para quem tiver problema com altura - de 360 graus, abrange o imenso vale a frente e as montanhas do Parque Nacional.



Voltando à trilha, demos uma espiada no pequeno museu, pegamos o carro e seguimos dessa vez para General Sherman, a árvore mais importante do parque, a maior do mundo em volume da qual se tenha conhecimento. São simplesmente 31 metros de circunferência e 83 de altura!!


Comparação do tamanho das sequoias com um foguete espacial e a Estátua da Liberdade.



Por ser inverno, algumas atrações já estavam fechadas, como a Crystal Grove - uma caverna "decorada" com estalagmites - e devido a nevasca dos dias anteriores, algumas vias estavam interditadas a veículos, o que nos impediu de ver o Tunnel Log - uma sequoia caída na estrada que virou um túnel para automóveis. Fica a dica para quem for nos meses mais quentes ou tiver mais de um dia para explorar o parque! ;-)


Nada mal!! Saúde!

Com o sol se pondo as 4.30 da tarde, só o que nos restava era tomar um chocolate quente no Wuksachi Village Lodge, o único hotel do parque, uma charmosa "cabana" que aceita a visita mesmo de não-hóspedes a beira de uma lareira.

A aventura continua, stay tunned!


  • Instagram
  • YouTube
bottom of page