top of page

Gabriela Vieira:

Natural do Rio de Janeiro, mais precisamente Araras, um vale na serra de Petrópolis. Geminiana. Botafoguense com muito orgulho, lançada no mundo com 17 anos, quando comecei minha carreira como modelo. Desde então cigana, curiosa por natureza, apaixonada por viagens, culturas diversas, línguas, culinária e até um pouco de moda...

Morei 5 anos em Milão, 2 em Paris e nos ultimos quase 6 anos, em Nova York. Atualmente de volta a minha origem e cidade do coração, Rio de Janeiro (mas sabe se lá até quando...)

 

  • Writer's pictureGabriela Vieira

O(s) melhor(es) gelato(s) de Milão!!



Não bastassem todos os outros quitutes (e ingredientes) que a Itália deu ao mundo, eles ainda nos presentearam com o gelato, o qual - cá entre nós - é o vip dos sorvetes!! Incomparável, inigualável!!

Já fui moradora de Milão por 5 anos e dessa vez voltei por 6 semanas e me dei a "árdua" missão de tentar encontrar o melhor da cidade.

Como sabemos, gosto não se discute, então vamos falar aqui dos mais cremosos, ou com sabores interessantes e até das casquinhas (cono em italiano) mais crocantes!

Depois de muita pesquisa (é sério!) foram esses que eu decidi que valia a pena conferir:

Latteneve:

Ótimo acompanhamento pra quem está explorando a região do Naviglio.

Sempre achei que o segredo do sorvete italiano - digo, servido na Italia (você concorda que são mais gostosos ainda por aqui?) - estivesse no leite das vaquinhas italianas, mas eis que provei a versão vegana de Pistacchio de Bronte (aham, aqui se sabe que é bom mesmo se for citado de onde veio tal ingrediente) e Tcharan!!!!

Mesma cremosidade. Mesma delícia. Sem leite.

Desacreditei!!!



Só não curti muito a casquinha, daquelas meio murchas...nota 7!

Via Vigevano, 27.

Cioccolat Italiani:

Um dos mais famosos atualmente, é uma rede grande com várias filiais pela cidade.

Explosão de cremosidade - o que pra alguns pode ser considerado doce demais.

Diria que é um tanto comercial, não parece uma típica gelateria italiana e sim rede de fast food. Aqui pode-se adicionar chocolate derretido ou nuts à sua casquinha ( e comê-la pura - nota 11), fazer um sundae ou ainda mais intenso: Colocar um crepe dentro do cascão!

Poucos sabores, bem tradicionais, mas executados com maestria!!!!



Via San Raffaelle, 4.

Chocolat:

Se há alguns anos vc me perguntasse qual é a melhor sorveteria de Milão, eu diria essa, sem dúvidas!!

Como o nome ja diz, ela sempre foi famosa pelos sabores de chocolate, são muitos!! Meu preferido sempre foi o de chocolate branco que é tão bom e cremoso que a sensação é de estar comendo uma daquelas bolinhas de Lindt derretida e gelada! Yeaaaas!

Mas tem chocolate amargo, com pimenta, com laranja, com cereja e por aí vai....

Nada mudou na cremosidade e delícia, mas sim no atendimento!!

Entendo que eles lidam com uma fila grande, mas os atendentes são MUITO antipáticos!!! Não espere por sorrisos e vá ser feliz! Casquinha nota 10!



Ah, ainda tem essas tortas maravilhosas e os chocolates em si que são deliciosos!!!


Via Giovanni Boccaccio, 9.

Ciacco - Gelato Senz'altro:

Pertinho da Duomo, numa rua bem mais calma que nem parece o centro de Milão, está esse local que se orgulha de não usar aditivos ou conservantes e utilizar ingredientes frescos e locais.

Confesso que acho a idéia ótima, mas admito que não me convenceu no quesito cremosidade. Gostei muito porém da variedade de sabores, como o Matcha (chá verde japonês, sou fã de carteirinha!) cheesecake, lima e gengibre, laranja vermelha, figo (alguns destes dependendo da estação, claro).



Via Spadari, 13.

Gelateria della Musica:

Outra local que não existia quando eu morava por lá e rapidamente esta se expandindo por toda cidade. Há 10min de caminhada do Naviglio chegamos por volta das 10.30 da noite na loja original e a fila era bem grande. Sinal de que os locais gostam, sinal de que é boa de verdade. Um ambiente bem descontraído onde os - vários- sabores do dia são escritos num quadro à mão. Destaque pro Flocos de Pistache e Manjerição com Limão!

Casquinha nota 9!



Via Pestalozzi, 4.

Bianco Latte:

Pra quem estiver passeando pelo quarteirão da moda ou relaxando no parque Indro Montanelli ao lado, esse café, além de sorveteria, é doceria, loja de artigos para casa e presentes e também restaurante.


Pois é, fica difícil focar nos gelatos aqui...até vê-los cobertos com essa camada de sabor:



Destaque pros sabores de limão e ricota, caramelo com biscoito e frutas vermelhas com chocolate! Casquinha nota 9!

Via Turati, 30.

Artico Gelato:

Já na região de Isola - a nova área moderna e descolada de Milão - está o Artico. Outro com fila na porta e sabor digno de sua fama!!

Aqui o especial é a quantidade de sabores de frutas secas oferecidas. Três tipos de pistache (inclusive com azeite, sal e pimenta - aham) amêndoa siciliana, nozes e por aí vai..

Fomos de "básicos" avelã (nocciola) e pistache salgado, porque não dá pra errar com essa dupla!!



Sim, sim, após comer um pratão de pasta, foi difícil pedir uma casquinha.

Mas pela provinha já dá pra dizer que é nota 10!


Grom, Bottega de Leonardo e Amorino, por serem redes grandes existentes em outros lugares do mundo, ficaram de fora dessa. :-)

Quer saber qual é o campeão pra mim?

Avelã e chocolate branco do Cioccolat Ittaliani.

Deu até agua na boca!

SLXLM​​

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page