top of page

Gabriela Vieira:

Natural do Rio de Janeiro, mais precisamente Araras, um vale na serra de Petrópolis. Geminiana. Botafoguense com muito orgulho, lançada no mundo com 17 anos, quando comecei minha carreira como modelo. Desde então cigana, curiosa por natureza, apaixonada por viagens, culturas diversas, línguas, culinária e até um pouco de moda...

Morei 5 anos em Milão, 2 em Paris e nos ultimos quase 6 anos, em Nova York. Atualmente de volta a minha origem e cidade do coração, Rio de Janeiro (mas sabe se lá até quando...)

 

  • Writer's pictureGabriela Vieira

Lençóis: Gruta da Fumaça + Pratinha + Gruta Azul + Pai Inácio (Chapada Diamantina 3)



Como chegar:

Dentre as cidades em torno da Chapada, Lençóis é a cidade principal pois é a que tem mais infraestrutura. Lá chegam os ônibus diretos da rodoviária de Salvador com a cia Real Expresso e duração de 6hrs e 20min.


É também uma cidade bem charmosa com um rico patrimônio cultural e histórico, visto que foi um dos garimpos principais na época da mineiração, quando, em meados do século 19, chegou a ser simplesmente a maior produtora mundial de diamantes!


Seu conjunto arquitetônico de casario coloniais é tombado pelo Iphan e a cidade conta com uma grande variedade de restaurantes.


Roteiro:

A cerca de uma hora de Lençóis, no municipio de Iraquara, encontra-se o maior e mais extraordinário complexo de cavernas do Brasil. Existem mais de 130 grutas mapeadas na região e outras tantas ainda desconhecidas. Esse patrimônio espeológico é de uma riqueza imensurável, pois essas formações datam da era Proterozóico Superior (900 - 700 milhões de anos) e Proterozóico Médio (entre 1,7 e 1 bilhão de anos). Pois é!


A Gruta Lapa Doce é uma das mais famosas pela sua amplitude e grandiosidade. Infelizmente estava fechada no dia da minha visita, então conheci a Gruta da Fumaça, logo ao lado. Tão incrivel quanto!


A visita guiada leva em torno de 40 minutos. Em alguns pontos é preciso falar baixo para não danificar as sensíveis estruturas que demoraram milênios para se formar.

Essa caverna é considerada muito completa pelas suas formações geologicas, la está um raríssimo exemplar da flor de aragonita, que é como se fosse uma "succulenta" em forma de estalactite.


De lá saímos em direção a outra gruta, a da fazenda Pratinha. Isso mesmo, esta é uma fazenda. Essas cavernas ficam tecnicamente fora do Parque Nacional da Chapada então as vezes são propriedades privadas com ingresso, diferentemente do Pati.

Aqui a estrutura já é bem diferente, muito organizada mas nada "raiz" e funciona mais como um parque de diversão. O atrativo principal é o rio subterrâneo que "corta" a gruta e cria um lago de águas cristalinas do lado de fora.

É possível fazer um snorkel guiado pela caverna que tem simplesmente 60 m de visibilidade, salto de tirolesa e passeio de caiaque, stand-up e pedalinho. Existe restaurante, bar e até uma "praia" lá dentro então muitas pessoas passam o dia todo por lá.


Na mesma propriedade fica a Gruta Azul, onde acontece o espetáculo do feixe de luz que dá uma coloração azul no poço. Mas, atenção, a incidência do sol na gruta só acontece de abril a outubro, das 14 as 15hrs, então planeje sua visita de acordo.

De lá pegamos a estrada em direção a Lençóis, admirando a beleza do sertão baiano, com as paisagens da chapapa ao longe.

Chegamos então por volta das 16hrs a um dos principais atrativos e cartão-postal da Chapada: o Monte Pai Inácio. A trilha leve dura cerca de 20min e ganha cores lindas enquanto o sol vai descendo e, com sorte, a lua subindo!

Lá em cima entendemos porque o pôr-do-sol do monte é mesmo imperdível e com a vista 360• temos uma real dimensão da grandeza da Chapada.

Antes de terminar o dia, meu guia Ermerson ainda me levou na doceria da Dona Afra, onde é possivel ter uma provinha da variedade imensa de doces caseiros feitos ali mesmo no quintal da casa, além de levá-los pra casa, claro! Imperdível!

E assim, me despedi da Chapada, com vontade de voltar, claro!

Fiz passeios maravilhosos em cinco dias e recomendo todos eles, mas pelo o que pesquisei com os guias, adicionaria mais dois dias (ou mais) pra conhecer o poço encantado, poço azul, marimbus, e na região mais ao sul, perto de ibicoara, conhecer as cachoeiras do Buracão, Fumacinha, Herculana e Encantada!


Guia Ermerson (75 99202-9388) pela agência Volta ao Parque.




  • Instagram
  • YouTube
bottom of page