top of page

Gabriela Vieira:

Natural do Rio de Janeiro, mais precisamente Araras, um vale na serra de Petrópolis. Geminiana. Botafoguense com muito orgulho, lançada no mundo com 17 anos, quando comecei minha carreira como modelo. Desde então cigana, curiosa por natureza, apaixonada por viagens, culturas diversas, línguas, culinária e até um pouco de moda...

Morei 5 anos em Milão, 2 em Paris e nos ultimos quase 6 anos, em Nova York. Atualmente de volta a minha origem e cidade do coração, Rio de Janeiro (mas sabe se lá até quando...)

 

  • Writer's pictureGabriela Vieira

Rio Visto de Cima: 5 mirantes de fácil (ou médio) acesso

Updated: Jan 28, 2021

O Rio de Janeiro tem uma beleza natural deslumbrante, vista facilmente de vários locais, inclusive mirantes, que as vezes passam desapercebidos. Eu, mesmo sendo carioca, só tinha ido a dois desses cinco!

Desde que voltei a morar no Rio, tenho procurado redescobrir a cidade, saindo do lugar comum, priorizando o contato com a natureza e as atividades ao ar livre. Divido com vocês essa lista de locais acessíveis com uma leve (ou média) caminhada.


1) Trilha Morro da Urca:

Aberta diariamente das 9h as 17hrs.


Acesso feito pela pista Cláudio Coutinho (aberta diariamente das 6h as 18hrs), no canto esquerdo da Praia Vermelha.

Atenção aos horários alternativos de abertura durante a pandemia, sempre bom checar no site antes

A pista Cláudio Coutinho, percorre os "pés" do Pão de Açúcar e do Morro da Urca com uma bela vista e brisa do mar. Depois de alguns metros na pista, encontra-se à direita o inicio da trilha de acesso ao Morro da Urca (Atenção, essa trilha não leva ao morro do Pão de Açúcar em si, mas sim ao local de primeira parada do bondinho. Se quiser subir até o topo, é preciso adquirir o ingresso do bondinho).

O inicio da trilha é bastante íngreme, com muitos degraus, mas em apenas 10 min já chegamos ao primeiro mirante a direita, com vista pro aterro do Flamengo e pra praia da Urca logo embaixo. Continuando, em mais 10-15 minutos chegamos ao topo, de onde se tem acesso a toda a vista belíssima do Morro da Urca, cafés e lojas.

2) Parque Natural Municipal da Catacumba:

Aberto de terça a domingo das 8h às 17hrs. O acesso ao parque é feito pelo portão localizado na Av. Epitácio Pessoa na lagoa Rodrigo de Freitas.

Localizado no morro onde antes havia uma comunidade, o parque foi reflorestado e protegido nos anos 70. Há uma trilha em circuito, com duração de aprox 20/30 min que sobe o parque passando por esculturas de arte, chegando ao Mirante Sacopã e o Mirante do Urubu, com belas vistas do mar, da lagoa, Dois Irmãos, Cristo e Pedra da Gávea. Além disso, há espaços para piquenique e a opção de fazer rapel, tirolesa ou escalada, oferecidos por uma empresa privada.


3) Parque do Penhasco Dois Irmãos:

Aberto de terça a domingo, das 8h às 17h.

Apesar de existir desde 1992, este é um dos mirantes menos conhecidos por cariocas e turistas. O acesso é feito pela rua Aperana que fica escondida em um canto do Alto Leblon. Em 10 min de subida pelo asfalto, chegamos a guarita de entrada do Parque. Infelizmente, entramos quase as 17hrs e só pudemos conhecer dois dos cinco mirantes que lá existem. O Mirante Sétimo Céu fica logo no início, com vista para a praia de Ipanema, Leblon e as Ilhas Cagarras.

4) Leme - Forte Duque de Caxias

Aberto de Terça a domingo, das 9h30 às 16h Ingressos: (excepcionalmente gratuito no momento devido a pandemia) Preço Normal: R$ 4,00 Meia Entrada (estudantes): R$ 2,00


Na pedra do Leme fica um forte militar onde depois de 15 minutos de subida por uma estrada de paralelepípedo, temos uma vista privilegiada do Pão de Açúcar e de toda princesinha do mar, a praia de Copacabana. Com tempo limpo dá pra ver o Cristo e até os morros Dois Irmãos, localizados no Leblon. Ainda há uma pequena mostra com detalhes da historia do forte e fotos de Copacabana antigamente.

5) Pedra Bonita:

Aberto das 8hrs as 17hrs e fechado aos fins de semana por conta da pandemia.

Deixei por ultimo justamente a única da lista com um acesso um pouco mais difícil, nem tanto pela trilha em si, mas pelo inicio ser no Alto da Boavista.

Pra quem não esta de carro, não foi difícil chegar de Uber, mas a volta pode ser mais complicada pela ausência de sinal de telefone. A trilha leva 15 minutos de subida íngreme por uma estrada de paralelipípedo e mais 20 minutos de subida leve pela mata. A vista é uma das mais lindas do Rio, com uma visão privilegiada da "face" da Pedra da Gávea bem pertinho, além dos Dois Irmãos e praias de São Conrado e Barra/Recreio.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------


Além dessas, obviamente temos a vista incrível da Pedra Gávea e da Garganta do céu, mas as deixei de fora porque essas trilhas são mais difíceis e requerem preparação, especialmente para a famosa e temida carrasqueira. Temos também o "Instagramável" nascer do sol do Mirante Dona Marta, facilmente acessado de carro, além do Corcovado e do Pão De Açúcar, obviamente, onde é preciso comprar ingressos antecipadamente.


É imprescindível levar sempre consigo água suficiente, filtro solar e repelente.


Apesar da vontade de levar nossos peludos pra um passeio diferente, fique atento, pois na maioria dos parques e trilhas do Rio não é permitido levar animal de estimação, afim de proteger a fauna nativa.

(PS: No dia em que fui ao mirante do parque do Penhasco, fui sem planejar, de ultima hora, sem saber até então que era um parque fechado. O guarda fez a exceção e cortesia de me deixar entrar e ver somente o primeiro mirante com a minha cachorrinha)

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page